Prefeitura de Luzilândia e Governo do Estado fazem entrega de mudas de caju para agricultores

Na última quinta-feira, dia 07 de abril, a prefeitura de Luzilândia através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar – SAF do estado do Piauí iniciaram a entrega de mudas de cajueiro anão aos agricultores do município.

Essa variedade é precoce, altamente produtiva e de pequeno porte. É uma planta bastante resistente ao ataque de inimigos naturais e de doenças. O objetivo principal de tal ação é oferecer aos agricultores familiares a possibilidade de estarem fomentando a cadeia produtiva da cajucultura no município.

De acordo com o Secretário de Agricultura Cristóvão Rodrigues, desde o início do ano estão sendo desenvolvidas ações através da secretaria de Agricultura, como o gradagem de terra, distribuição de sementes e mudas. “Visando revitalizar a produção agrícola e melhorar a vida dos homens e mulheres do campo do município, varias famílias de agricultores estão sendo beneficiados pela iniciativa que tem como objetivo revitalizar uma das principais culturas agrícolas da região. A ação irá melhorar a renda das famílias com os frutos que irão produzir daqui alguns anos”, disse o secretário.

A cajucultura em Luzilândia, embora ainda realizada de forma tradicional, sem o emprego de técnicas especiais, tem se mostrando uma cultura de muito potencial. O cajueiro anão precoce que até então não era muito difundido no município, atualmente, com a aquisição, os agricultores terão oportunidade de mostrar sua capacidade produtiva tanto em castanhas quanto em pedúnculo, pois é  uma variedade que em boas condições é altamente produtiva.