Prefeitura de Luzilândia realiza I fórum comunitário do Selo Unicef

A Prefeitura de Luzilândia, através das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou nesta quinta-feira (17/02), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, que tem como finalidade a elaboração de um plano de trabalho para nortear nos próximos quatro anos as ações do município no que diz respeito a implantação, consolidação e ampliação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente.

Para o vice-prefeito Oliveirinha, este é um momento  imprescindível na construção coletiva e no planejamento de políticas públicas voltadas aos adolescentes. “Esse é o maior selo que Luzilândia vai conquistar no final do nosso quadriênio, a gente espera que quando a gente termine o nosso mandado, Luzilândia tenha recebido não só o selo unicef, mas o selo que avançou nas politicas públicas”, ressaltou Oliveirinha.

Já a prefeita Fernanda Marques, observou que ao aderir ao selo unicef, Luzilândia assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. “O que nós vamos colher de tudo isso ao final deste fórum, é o aprendizado, é o que vamos colocar em prática, é o que vamos desenvolver dentro do município. Neste fórum, através da participação popular tomamos decisões coletivas, além de ser um espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas sociais municipais”, avaliou a prefeita Fernanda.

Prefeita Fernanda Marques

Como parte da metodologia do Selo Unicef, propõe-se que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços de participação de adolescentes. A ação central desta iniciativa é a criação de pelo menos um núcleo de cidadania de adolescentes em cada município participante.

Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Selo Unicef propõe aos municípios brasileiros um conjunto de ações que buscam, através da implantação e consolidação de políticas públicas, a garantia de direitos a crianças e adolescentes. A cada edição do Selo os municípios inscritos passam por uma avaliação de indicadores, especialmente os relacionados à Saúde, Educação e Assistência Social, e a partir deles recebem um conjunto de metas a serem cumpridas para melhoria dos mesmos em um período de quatro anos.

O Comitê Técnico do Selo Unicef em Luzilândia é composto por: Articuladora do Selo UNICEF – Francisca Das Chagas Alves, Mobilizador dos/as Adolescentes – Ricardo Lopes de Araújo, Mobilizadora da Secretaria Municipal de Assistência Social – Pâmella Thais Miranda de Araújo, Mobilizadora Municipal de Educação – Diana Aguiar Lopes Braga, Mobilizador Municipal de Saúde – Thales Costa Sabry, Representante do Conselho Tutelar – Doracy Ferreira Lima, Representante da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Luzia do Socorro Santos Oliveira, Representante de liderança comunitária – Ildener Pereira de Carvalho, Representante da liderança de Juventude – Gabriel Lima Araújo, Representante da Comunicação – Ricardo do Vale Gomes.